Exposição com 20 curadores discute autoria coletiva no MAM em Moema

Um coletivo de pessoas com autoria individual diluída em prol de ações conjuntas. É este o tema que guia a primeira exposição de 2014 do MAM em São Paulo e que de certa maneira permeia a realidade observada desde os primeiros protestos em 2013 espalhados pelas ruas do país.

Recentemente, a premissa ganhou força nas redes sociais, com grupos formados no ambiente da web compartilhando pensamentos e opiniões, e nas manifestações de rua, em que indivíduos perdem a identidade na multidão para fortalecer as causas reivindicadas.

Alinhada com esta ideia, a exposição 140 caracteres, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, foi pensada por 20 curadores, que, em consenso, chegaram ao conceito do projeto e selecionaram 140 obras do acervo do museu para compor a mostra. Sob a coordenação do curador do MAM Felipe Chaimovich, 20 curadores de cidades e formações diferentes formaram a primeira turma do Laboratório de Curadoria ao longo de 2013.

Os debates e os exercícios aplicados durante o laboratório, somados à onda de protestos pelo Brasil – e sua forte reverberação também na internet -, conduziram os alunos a um encadeamento de ideias: mobilizações populares-redes sociais-twitter-140 caracteres. “Isso revelou a chave para se selecionar as 140 obras”, diz Chaimovich. E também para definir os temas que dariam norte à mostra. Em cartaz até dia 16 de março, a exposição ocupará a Grande Sala e a Sala Paulo Figueiredo, configurando, na prática, uma divisão histórica dos trabalhos escolhidos.

“A exposição 140 caracteres é reflexo da mobilização por meio das mídias sociais, como aparato político e reflexão social sobre o que aconteceu em junho, em comparação com a ditadura”, define Felipe Chaimovich.

Serviço:
140 caracteres
Curadoria coletiva
Coordenação: Felipe Chaimovich
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Dentro do Parque do Ibirapuera
Até 16 de março de 2014

Exposição com 20 curadores discute autoria coletiva no MAM em Moema
Avalie essa página





Deixe seu comentário