O Jardim de Esculturas foi projetado por Roberto Burle Marx para receber obras da coleção do MAM.

Inaugurado em 1993, ele abriga 30 obras numa área de 6 mil metros quadrados, sendo um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto. Visitas educativas acontecem regularmente.

Jardim de Esculturas no Ibirapuera

Surgiu a ideia de se criar o Jardim das Esculturas: um espaço onde todos pudessem observar e desfrutar a beleza destas obras. O acervo de obras foi distribuído de maneira a destacar e valorizar cada peça, de acordo com as propostas de seus autores.

Para definição do espaço, usamos pedrisco no piso principal, que, além de tornar o solo permeável, evita a circulação de bicicletas ou similares. Utilizamos ainda outros materiais, como a argila expandida, seixos, brita e grama.

Outro recurso empregado para a valorização das peças foi a movimentação do terreno, induzindo os pedestres a observar, criando assim um todo harmônico.

De forma a criar perspectivas para determinados pontos de interesse, o projeto paisagístico utilizou a vegetação regional nos canteiros, tirando proveito da sua floração, seu porte e sequências de volumes, acentuando características intrínsecas e buscando sempre o equilíbrio de formas, volumes e cores.

Jardim das Esculturas: um espaço para estimular na comunidade a prática da convivência artística, divulgando as obras de artistas brasileiros e valorizando a cultura local.

Jardim das Esculturas MAM

O Jardim das esculturas é um jardim ao ar livre localizado entre o MAM, Bienal e Oca. Nele há uma exposição permanente de esculturas e paisagismo de Burle Marx.

Todas as obras pertencem à coleção do MAM, com exceção da escultura A Caçadora, de Lélio Coluccini, pertencente à Prefeitura de São Paulo.

Uma visita ao Jardim de Esculturas permite conhecer uma amostra significativa da arte tridimensional produzida no Brasil a partir da segunda metade do século XX, em trabalhos como os de Antonio Lizárraga, Carlos Fajardo, Emanoel de Araújo, José Resende, Amélia Toledo, Elisa Bracher e Nuno Ramos.

Horário de Funcionamento Jardim das Esculturas

  • Seg a Sex das 5h à 0h e Sáb e Dom 24h
  • Os horários podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

Endereço e Telefone Jardim de Esculturas Ibirapuera

  • Av. Pedro Álvares Cabral, Moema – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5085-1300

Outras Informações e Site

Mapa de localização