Museu Afro Brasil em Moema é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura e administrada por uma organização da sociedade civil.

Museu Afro Brasil em Moema

Em 2004, Emanuel Araújo – que já tentara frustradamente viabilizar a criação de uma instituição voltada ao estudo das contribuições africanas à cultura nacional – apresentou a proposta do Museu Afro Brasil à então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

Encampada a ideia pelo poder público municipal, iniciou-se o projeto de criação do museu. Foram utilizados recursos advindos de patrocínio da Petrobrás e do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). A gestão do projeto Museu Afro Brasil ficou a cargo do Instituto Florestan Fernandes.

Para formar o acervo inicial, Emanoel Araújo cedeu 1100 peças de sua coleção particular em regime de comodato. Ficou decidido que o museu seria instalado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega.

O edifício, pertencente à prefeitura, encontrava-se cedido ao Governo do Estado desde 1992 e abrigou por um tempo uma extensão da Pinacoteca do Estado. Em 2004, retornou à administração municipal e passou por adaptações para receber o museu.

A 23 de outubro desse mesmo ano, o Museu Afro Brasil foi inaugurado, na presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva e de outras autoridades, localizado no Parque Ibirapuera.

Hoje o Museu Afro Brasil conserva um acervo de aproximadamente 4 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje.

O acervo abarca diversas facetas do universo cultural africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, alem de contar com um teatro e uma biblioteca especializada.

Horário de Funcionamento Museu Afro Brasil

  • Ter a Dom das 10h às 17h
  • Os horários podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

Endereço e Telefone Museu Afro Brasil em Moema

  • Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n, Moema – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3320-8900

Outras Informações e Site

Mapa de localização