O Planetário Professor Aristóteles Orsini conhecido apenas como Planetário do Ibirapuera é um planetário localizado no Parque Ibirapuera. Inaugurado em 1957.

No dia 22 de setembro de 2006 o Planetário do Ibirapuera voltou a funcionar. Foram sete anos, mas a espera valeu a pena. Ele voltou com equipamentos modernos, de última geração.

Planetário do Ibirapuera

O projetor StarMaster, de fabricação da empresa alemã Carl Zeiss, substituiu o antigo Universarium III, e juntamente com 44 projetores periféricos e outros equipamentos.

O Planetário do Ibirapuera foi o primeiro a ser instalado na América Latina, em 26 de janeiro de 1957. O prédio, de autoria dos arquitetos Eduardo Corona, Roberto G.

Tibau e Antônio Carlos Pitombo, é inspirado na arquitetura dos anos 50, e é tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo ( CONPRESP ) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado ( CONDEPHAAT ).

Antes de fechar as portas, em 1999, o Planetário do Ibirapuera recebia anualmente mais de 350 mil visitantes – na sua maioria estudantes – e quase 4 milhões de pessoas já haviam assistido às projeções.

O prédio foi interditado por apresentar problemas em sua infra-estrutura, causados por infiltrações e infestação de cupins.

Um restauro completo deixou o prédio novo em folha, pronto para receber o projetor StarMaster.

A novidade é um elevador panorâmico que possibilita o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ao mezanino, localizado em pavimento superior à sala de projeção.

Além disso, o processo de recuperação do prédio deixou aparente um revestimento de madeira trabalhado que envolve a cúpula de concreto, que antes ficava escondido por um forro.

A sala possui capacidade máxima para 300 pessoas.

Planetário do Ibirapuera Programação – Preço

Os horários das sessões são: 13h, 15h, 17h e 19h. Duram aproximadamente 40 minutos e são gratuitas. Ocorrem aos sábados, domingos e feriados nos meses de março a junho e agosto a novembro.

Nos meses de férias ( janeiro, fevereiro, julho e dezembro ) as sessões abertas ao público ocorrem às sextas-feiras às 15h e 17h, e os sábados, domingos e feriados às 13h, 15h, 17h e 19h.

As senhas para as exibições ao público são distribuídas sempre uma hora antes do horário das sessões.

Não será feita reserva de lugares por telefone, internet, e-mail ou qualquer outro método que não seja a distribuição de senhas dentro dos horários estabelecidos.

Planetário do Ibirapuera Agendamento

Grupos de estudantes, acompanhados de um professor para cada 15 alunos, poderão visitar o Planetário Professor Aristóteles Orsini, por meio de agendamento prévio realizado pelo e-mail:

  • agendamentoescolarplanetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br

As sessões oferecidas para agendamento escolar acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras. São quatro horários de exibição: às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Mais informações pelo telefone abaixo.

Horário de Funcionamento Planetário do Ibirapuera

  • Os horários variam de acordo com o dia e sessão confira na programação acima.
  • Os horários acima podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

Endereço e Telefone Planetário do Ibirapuera em Moema

  • Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10, Moema – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5575-5206

Outras Informações e Site

Mapa de localização