A palavra Moema vem do tupi-guarani, e significa, literalmente, “mentira”, “falsidade” ou “calúnia”. Entretanto, no poema Caramuru, de Santa Rita Durão, a mesma palavra foi utilizada com o significado de “doçura”.
Isso pode ser explicado pelo fato da palavra Moeemo significar “adoçar”. Moema, assim, seria uma versão feminina da palavra, criada pelo poeta.
Localização e Limites
Moema é um distrito pertencente à subprefeitura da Vila Mariana, na Zona Centro-Sul da cidade de São Paulo. Outrora chamado de Indianópolis, experimentou um grande crescimento imobiliário na década de 1970, e ainda hoje continua a atrair investimentos.
No distrito de Moema está localizado o Parque do Ibirapuera, e também faz parte do distrito de Moema o bairro da Vila Nova Conceição, que possui atualmente o metro quadrado mais caro da cidade.
Em Moema há o Centro Esportivo Ibirapuera Mané Garrincha, que também possui atividades culturais e esportivas.
No distrito vizinho (Campo Belo) está localizado o Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do Brasil.
Hoje, Moema lidera o ranking do IDH em São Paulo (0,961), e tem a segunda renda média da cidade, sendo superada apenas pelo Morumbi.
Como surgiu
A região que corresponde ao atual distrito de Moema era uma área, segundo os primeiros documentos da região, de grandes chácaras que receberam imigrantes ingleses e alemães a partir de 1880.
Seu crescimento econômico e populacional foi lento, assim como o dos outros bairros ao seu redor. O primeiro grande loteamento aconteceu somente a partir de 1913, iniciado por Fernando Arens Júnior. Mesmo assim, em 1930, Moema contava com apenas cerca de 4 mil habitantes.
Os mais significantes sinais de crescimento aconteceram na década de 60 na gestão do prefeito Faria Lima, quando a prefeitura retirou os bondes que saiam da Vila Mariana para Santo Amaro, pavimentou e arborizou a então Avenida Conselheiro Rodrigues Alves (atualmente Avenida Ibirapuera), e A Avenida Aracy, a atual Avenida República do Líbano.
A população começou a crescer visivelmente na década de 70, quando a região foi aproveitada por construtoras que investiram em seu clima agradável, terrenos planos e grandes lotes de baixo custo. As novas possibilidades atraíram muitos moradores para a região em franco desenvolvimento. Em 1976 foi inaugurado o Shopping Ibirapuera, um dos maiores e mais antigos do país.
A região de Moema não tinha esse nome até 1987. Esse foi o ano em que os moradores da região decidiram fazer um abaixo-assinado para alterar o nome do bairro, até então chamado de Indianópolis – que não era muito bem aceito pela população. O prefeito da cidade no período, Jânio Quadros, atendeu ao pedido dos moradores e o bairro (atualmente distrito) passou a ser chamado de Moema desde então.
Entretanto, dois dos bairros que formam o distrito ainda possuem a antiga designação em seus nomes, a leste da avenida Ibirapuera as ruas têm nomes de tribos de índios, é Indianópolis, a oeste da avenida as ruas têm nomes de pássaros, é Moema. Moema tem um das vidas noturnas mais movimentadas de São Paulo.