Jazz Sinfônica e Toninho Ferragutti homenageiam Luiz Gonzaga no Auditório Ibirapuera

A Jazz Sinfônica apresenta 100 Anos de Luiz Gonzaga, o terceiro concerto da temporada Jazz + 2012. O convidado da vez é Toninho Ferragutti, um dos grandes nomes do acordeão do Brasil. O rei do Baião, Luiz Gonzaga, é homenageado em seu centenário. A regência é do maestro adjunto Fábio Prado, também diretor do espetáculo.

As composições de Gonzagão, com arranjos especiais e o talento do acordeão de Ferragutti, ganham roupagem moderna e orquestral, reforçando a riqueza melódica e a sofisticação das melodias do grande mestre.

O programa começa com Baião, movimento da Suíte Brasiliana Nº 1 V, uma das composições mais conhecidas do maestro fundador da Jazz Sinfônica, Cyro Pereira.

Em seguida, os músicos interpretam a tradicional Asa Branca, com arranjo de Luiz Arruda Paes. “A proposta dele foi fazer essa música viajar pelo tempo; pensando em como seria se tivesse sido composta nos períodos clássico, romântico e moderno”, conta o maestro.

Acompanhada por Ferragutti, a orquestra apresenta obras de Luiz Gonzaga e seus parceiros, como Qui Nem Jiló e Vida de Viajante, além de duas composições de Ferragutti, Forró Classudo e Na Sombra de Asa Branca, esta uma homenagem ao tema mais famoso de Gonzagão. Destaque também para Rapsódia Gonzaguiana, um inspirado arranjo de outro ícone do acordeão: Sivuca.



Toninho Ferragutti é músico, compositor e arranjador. Foi indicado ao Grammy Latino 2001 – categoria Musica Regional, com seu álbum de estreia Sanfonemas (Pau Brasil, 1998), dando início a uma carreira de destaque. É presença constante em gravações e shows de grande parte dos artistas da MPB e também como solista de importantes orquestras. Além de seu talento, sua relação intrínseca com o acordeão, a exemplo de Gonzagão, foi a razão do convite para o concerto.

Fábio Prado é maestro e arranjador. Iniciou os estudos musicais tocando trompa. Desenvolveu larga experiência nas principais orquestras brasileiras e se destacou em importantes premiações nacionais. Foi solista das orquestras do Estado de São Paulo, de Campinas e da Jazz Sinfônica. Em 1998, começou os estudos de regência. Desde 2001, produziu diversos arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica e outras, regeu renomadas orquestras e se apresentou em concertos e espetáculos no Brasil e no exterior. É maestro da Jazz Sinfônica desde 2005.

Jazz Sinfônica + Toninho Ferragutti

Data: 25 e 26 de maio de 2012
Horário: Sexta e Sábado, 21h.
Local: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Moema
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Telefone: (11) 3629-1075

Fonte: Auditório Ibirapuera



Deixe seu comentário