Moema é um bairro pertencente à subprefeitura da Vila Mariana, na Zona Centro-Sul da cidade de São Paulo.
Outrora chamado de Indianópolis, experimentou um grande crescimento imobiliário na década de 1970, e ainda hoje continua a atrair investimentos, sendo um bairro nobre da capital.

Quem mora no bairro e região não troca este local por nada, pois aqui tem de tudo o que precisa para o dia-a-dia, tudo pertinho, como mercadinhos e grandes redes dos mais diversos tipos, pizzarias, lavanderias, rodízios, cabeleireiros, costureira, manicure, academias e farmácias. Moema é uma região 100% completa.

COMO É MORAR EM MOEMA

No bairro de Moema está localizado o Parque do Ibirapuera, um dos maiores da cidade e tido como um dos cartões postais mais representativos de São Paulo, inaugurado em 1954. O bairro tem tranquilidade aos moradores de passear a pé aos finais de semana nas ruas arborizadas até chegar ao Parque do Ibirapuera e para almoçar em um dos diversos restaurantes, pois o bairro está repleto de todos os tipos de gastronomia, desde italiana, mexicana, argentina e japonesa e muitas outras.

O Shopping Ibirapuera valorizou o bairro na década de 70, um dos primeiros estabelecimentos deste porte na cidade. Lá é possível passear com a família e fazer compras nos mais diversos tipos de lojas.

Um ponto interessante para se conhecer na região é a Praça de Moema, onde está localizada a igreja “Paróquia Nossa Senhora Aparecida”. No mesmo local da igreja possui feirinha de artesanato em alguns dias da semana e também barraquinhas de comidas das mais diversas, como pasteis, churros, cachorro quente, comida diversas e muito mais.

No bairro vizinho (Campo Belo) está localizado o Aeroporto de Congonhas, um dos maiores e mais movimentados Aeroportos do Brasil.

Também faz parte do Bairro Moema o bairro da Vila Nova Conceição, que possui atualmente o metro quadrado mais caro da cidade. Moema esta localizada sob uma planicie poucas subidas ou descidas, por isso, é muito tranquilo para andar de bicicleta, patinetes ou até mesmo praticar caminhadas.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Moema na cidade de São Paulo.

Notícias de Moema

Blog do Guia do Bairro Moema

Sub-bairros na região de MOEMA

O Moema está situado na Zona Centro Sul e abrange os bairros de:

• Ibirapuera
• Indianópolis
• Jardim Luzitânia
• Jardim Novo Mundo
Moema
• Parque Ibirapuera
• Vila Nova Conceição
• Vila Uberabinha





Limites e bairros vizinhos de Moema – Zona Sul

Jardim Paulista
Itaim Bibi
Campo Belo
Saúde
Vila Mariana

Pontos Turísticos em Moema

 

 

 

Parque do Ibirapuera em Moema

O parque do Ibirapuera é um dos locais mais utilizados pela população de toda a cidade para a prática esportiva ao ar livre.
A cultura é outro grande marco do parque, que possui vários museus e sedia a Bienal de São Paulo, e mais recentemente o São Paulo Fashion Week. É palco de grandiosas exposições.

Dados Principais sobre Moema

População 71.459 hab. (2010)
Renda média R$ 5.576,78
IDH 0,961 – muito elevado
Subprefeitura Vila Mariana
Região Administrativa Centro Sul
Área Geográfica Zona Sul
Área 9km²

Moema de Tantas Histórias

Histórias do bairro de Moema contada
pelos próprios moradores do bairro.
Moema de Tantas Histórias

Vídeo sobre o bairro de Moema

Mapa Moema – Ver outros: Mapa São Paulo

Moradores ilustres de Moema

Sobre Moema
Nota 5 de 4 votos