O Aeroporto de Congonhas – Deputado Freitas Nobre, ou simplesmente Aeroporto de Congonhas, é um aeroporto doméstico no município de São Paulo, o segundo mais movimentado do Brasil.

Veja mais informações sobre o Aeroporto de Congonhas abaixo.

Aeroporto de Congonhas/São Paulo(IATA: CGH, ICAO: SBSP) – vem de Visconde de Congonhas, apelido do 1º governador de São Paulo que nasceu nessa cidade mineira. É o segundo mais movimentado aeroporto do Brasil.

Está localizado na cidade de São Paulo, no distrito do Campo Belo, distante 8 km do marco zero da cidade.

Com uma área um pouco maior que 1,5 km², serve de acesso ao aeroporto a Avenida Washington Luís, que tem ligação com as avenidas Vinte e Três de Maio e dos Bandeirantes. Foi inaugurado em 1936, e seu primeiro vôo teve como destino a cidade do Rio de Janeiro em um aeroplano da VASP.

Seu nome deve-se à região em que se situa, a antiga Vila Congonhas, de propriedade dos descendentes de Lucas Antônio Monteiro de Barros, visconde de Congonhas do Campo, presidente da província de São Paulo durante período imperial.

Já foi o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil, até a ocorrência do acidente com o Vôo TAM 3054 em julho de 2007.

História

Congonhas foi construído com a intenção de prover São Paulo com um aeroporto que não estivesse sujeito às enchentes do rio Tietê, como ocorria no Campo de Marte.

Na década de 1970, um salão do aeroporto com vista para a pista era usado para inúmeras festas de formatura, casamento e assemelhados.
Saguão principal do Aeroporto de CongonhasAeroporto de São Paulo 1950

Desde a década de 1980, quando foi planejado e construído, o Aeroporto de Congonhas atende regularmente apenas aos vôos domésticos.

Por este motivo, em 2008 a ANAC retirou a determinação de “Internacional” do aeródromo (Segundo o Guia Panrotas de dezembro/2008, o aeroporto continua se chamando Aeroporto Internacional de Congonhas).

Entretanto, o mesmo recebe vôos internacionais de comitivas oficiais estrangeiras e nacionais, cabendo à Polícia Federal realizar a imigração das aeronaves.

Em que pese a redução no movimento do aeroporto, o mesmo permanece com tráfego elevado, sendo um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Um projeto de reformulação e melhorias para adequar o aeroporto ao tráfego de 12 milhões de passageiros/ano foi posto em prática pela Infraero, e suas obras tiveram início em 2003. A primeira etapa da obra, com a reformulação da área de embarque e desembarque, com a instalação de fingers, ficou pronta em 15 de agosto de 2004.

Aeroporto de São PauloEm dezembro de 2005 foi entregue um prédio de estacionamento com capacidade para mais de 3 mil vagas. Em 25 de janeiro de 2008 foi inaugurada a passagem subterrânea Paulo Autran que elimina um semáforo no acesso ao aeroporto. O aeroporto também passou por reformas na pista principal e auxiliar entre fevereiro e junho de 2007.





Em 5 de fevereiro de 2007, a Justiça Federal de São Paulo determinou a proibição das operações dos aviões Fokker 100 e dos Boeing 737-300 e 737-700 no aeroporto de Congonhas. Na sentença, o juiz negou o pedido do Ministério Público Federal de fechar a pista principal do aeroporto por causa do risco de derrapagens em dias de chuva, mas determinou a suspensão da operação dessas aeronaves para evitar acidentes.

Filas no aeroporto de Congonhas, dias após o acidente do vôo 3054 da TAM

Consoante a decisão do juiz, o trânsito dos modelos Boeing 737-300, Boeing 737-700 e Fokker-100 em Congonhas é arriscado porque eles utilizam mais de 80% da pista principal para pousar e decolar.

Da margem considerada de segurança, que corresponde a 388 metros (20% da pista), esses aviões deixam livres, respectivamente, apenas 356 m, 308 m e 378 m. Os outros modelos analisados que operam no terminal, o Boeing 737-800 e os Airbus A-319 e A-320, deixam em média 476 m, 603 m e 447 m sobrantes, respectivamente.

O juiz solicitou ainda informações complementares sobre o funcionamento dos Boeing 737-400 e poderia também determinar o cancelamento de suas operações em Congonhas.

Na prática, nenhuma aeronave deixou de operar em Congonhas em razão de uma liminar concedida, em 7 de fevereiro de 2007, por um desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Para tanto, levou-se em consideração que bastaria fechar a pista principal do aeroporto em dias de chuva, para evitar derrapagens.

Estrutura

O Aeroporto de Congonhas possui duas pistas.

• 17R/35L: 1.940 x 45 Metros (Principal)
• 17L/35R: 1.435 x 49 Metros (Auxiliar)

Equipadas com ILS CAT I nas cabeceiras 17R e 35L.

Área de escape

Após o acidente Voo TAM 3054, foi decretado através da Infraero e do Ministério da Defesa, a criação de áreas de escape de concreto poroso em cada cabeceira. Enquando as áreas não estão prontas, são chamadas distâncias declaradas para pousos e decolagens, assim sendo:

17R/35L: 150 metros – Pista: 1.640 x 45 Metros.

17L/35R: 120 metros – Pista: 1.195 x 49 Metros.

Complexo aeroportuário

Sítio aeroportuário
• Área: 1.647.000 m²

Pátio das aeronaves
• Área: 77.321 m²

Terminal de passageiros
• Área: 64.579 m²

Estacionamento de aeronaves
• Número de posições: 23

Pátio das aeronaves
• Área: 77.321 m²

Terminal de passageiros
• Área: 64.579 m²

Estacionamento de aeronaves
• Número de posições: 23

Horário de Funcionamento Aeroporto de Congonhas

  • Funciona das 06:00 h às 23:00 h

Endereço e Telefone Aeroporto de Congonhas/São Paulo

  • Av. Washington Luís, s/nº – Vila Congonhas, São Paulo – SP, 04626-911
  • Telefone: (11) 5090-9000

Outras informações e site