Auditório Ibirapuera apresenta cantata cênica ‘O Diário de Anne Frank’

Documentários políticos da América Latina, concertos multimídia no Auditório do Ibirapuera, exposição sobre a Anistia e debate internacional sobre Direitos Humanos são algumas das atrações.

De final de Maio a início de Julho, a cena cultural paulistana recebe eventos gratuitos de cinema, artes gráficas e música erudita que retratam, de forma artística, o impacto de movimentos políticos, como a ditadura e o holocausto, na vida da sociedade contemporânea.

A iniciativa é do Instituto Vladimir Herzog, com apoio do Ministério da Cultura, para celebrar os 75 anos de nascimento de Vlado, jornalista que dá nome ao Instituto e foi torturado e assassinado em 1975 pela ditadura em São Paulo. (Agenda completa ao final do texto ou no site vladimirherzog.org).

Cantata Cênica “O Diário de Anne Frank” de Leopoldo Gamberini

A cantata cênica de Leopoldo Gamberini (1922-2012), baseada no Diário de Anne Frank, é montada pela primeira vez nas Américas, no Auditório Ibirapuera.

Composta em 1958, com a colaboração do pai da protagonista, Otto Frank, a obra é narrada pelo coro, que prepara as cenas descritas e contadas pela própria Anne, e interpretada pelas solistas – soprano, violoncelista e dançarina.



A ambientação da guerra – com bombardeios e os sinos das igrejas que eram, para Anne no campo de concentração, ouvidos como um sinal de vida – surge em efeitos de música eletrônica baseada em gravações originais da época.

Com acompanhamento de orquestra sinfônica, a obra possui uma escritura típica italiana do pós-guerra e linguagem contemporânea, de grande impacto emotivo e sonoro.

Esta montagem reúne o Coro Luther King e a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob a direção do maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira. Interpretando Anne Frank, as sopranos Olga Sober e Patrizia Zanardi, a violoncelista Yuriko Mikami e a dançarina Clarisse Abujamra. A coreografia é de Marika Gidali e Décio Otero, e Naum Alves de Souza assina a direção cênica.

Cantata Cênica “O Diário de Anne Frank” 

Data: 29 e 30 de junho. 1º de julho de 2012
Horário: Sexta e Sábado, 21h; Domingo, 19h.
Local: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Moema
Ingressos: GRATUITO. Retirada dos ingressos, 4 por pessoa, a partir do dia 22 de junho na bilheteria do Auditório.
Telefone: (11) 3629-1075

Fonte: Auditório Ibirapuera



Deixe seu comentário