Auditório do Ibirapuera recebe a Quasar Cia. de Dança neste fim de semana

Oito bailarinos opõem temas da existência humana, criando paralelos entre o céu (como lugar ideal, mas inatingível) e a boca (metáfora para a realidade palpável), no espetáculo do coreógrafo Henrique Rodovalho Céu na Boca.

A montagem, em duas apresentações, é o 22º trabalho da companhia de dança goiana e reabre a temporada de dança no Auditório Ibirapuera e consolida o objetivo do Itaú Cultural de ampliar a atuação do espaço para outras artes, atraindo público diverso.

O ponto de partida para a concepção do espetáculo foi a curiosidade pelas teorias e leis físicas do universo. “No sentido da criação, principalmente dos movimentos. Em vários momentos existe uma energia interferindo na outra; um corpo interferindo no outro, como acontece no universo”, explica.
Henrique Rodovalho.

Assim, a narrativa se desenvolve de forma não-linear, desencadeando ações, reações e relações carregadas de ironia, desejo, frustração e humor. “O espetáculo não tem uma estrutura narrativa muito clara, com começo, meio e fim. Muitas coisas vão acontecendo”, define.

A ausência de cenário remete o espectador a qualquer lugar, cabendo à iluminação a construção do conceito de tempo e espaço. A luz não recortada, que se desloca parecendo viva como se fosse uma energia jogada no palco, foi inspirada pelas imagens das galáxias.



“Quando falo céu, falo nos dois sentidos. No aspecto físico, da existência concreta, e no sentido metafórico, como se fosse o paraíso, que para cada um tem um significado. Quando falo boca, ela vai aparecendo em várias facetas; remete-nos ao lado mais emocional e intuitivo da discussão e do tentar se comunicar”, revela.

Os bailarinos em cena (quatro homens e quatro mulheres) não representam personagens; são pessoas envolvidas em buscas diversas. Aparecem com vários tipos de roupas, estilos, combinações, sem delimitações e em tons sóbrios, como se cada um fosse várias pessoas.

O figurino de Cássio Brasil representa uma síntese da complexidade do indivíduo. A trilha sonora é composta por músicas eletrônicas contemporâneas e composições instrumentais reproduzidas pelas big bands há anos em todo o mundo.

Serviço:

Quasar Cia. de Dança

Data: 9 e 10 de março de 2012
Horário: sexta e sábado, 21h.
Local: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera 
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Moema
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Telefone: (11) 3629-1075

Fonte: Auditório Ibirapuera



Deixe seu comentário