Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera ( em Tupi "madeira podre" ) é o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil.

Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo.


A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.

Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a idéia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.

Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.

Lago do Parque do Ibirapuera

























Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.

Três anos depois, no entanto, o aniversário da cidade, em 25 de janeiro de 1954, não pode contar com a inauguração do Parque do Ibirapuera, que só ficaria concluído sete meses depois. A inauguração em agosto, contou com 640 estandes montados por treze estados e dezenove países, merecendo destaque a construção, pelo Japão, de uma réplica do Palácio Katura, ainda hoje atração do Parque do Ibirapuera e conhecida como Pavilhão Japonês.

Desde 1999, a Sabesp - empresa de saneamento paulista, instalou uma estação de flotação, garantindo a qualidade das águas dos lagos que compõem o Parque do Ibirapuera.

 Conjunto Arquitetônico

Fontes do Parque do IbirapueraAlém do Pavilhão Japonês, outras construções da época da inauguração fazem parte hoje do conjunto arquitetônico do Parque do Ibirapuera:

• O Palácio das Indústrias, hoje Pavilhão Cicillo Matarazzo, ou apenas Pavilhão da Bienal, atual sede da Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea (MAC);

• O Palácio das Nações, conhecido como Pavilhão Manuel da Nóbrega, que foi sede da Prefeitura até 1992 e hoje abriga o Museu Afro Brasil;

• O Palácio das Exposições também chamado de Pavilhão Lucas Nogueira Garcez ou de Oca - antiga sede do Museu da Aeronáutica e do Museu do Folclore;

• O Palácio dos Estados - atual Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, antiga sede da PRODAM (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo);

• O Palácio da Agricultura - atual sede do DETRAN (Departamento de Trânsito) e que foi construído inicialmente para abrigar a Secretaria da Agricultura;

• A Grande Marquise - local onde está situado o Museu de Arte Moderna (MAM);

• O Ginásio de Esportes,

• O Velódromo (o primeiro existente no país) e o conjunto de lagos;

Lago do Parque do Ibirapuera

• O Obelisco do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o monumento de 72 metros de altura é também mausoléu dos estudantes MMDC.

• O Monumento às Bandeiras, monumento em homenagem aos bandeirantes.

• O Viveiro Manequinho Lopes;

• O Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica.

A última construção concluída no Parque do Ibirapuera foi o Auditório Ibirapuera (inaugurado em 2005), edificação que constava nos planos iniciais do arquiteto, mas que não havia sido executada.

Antes do auditório, concluiu-se o Monumento a Pedro Álvares Cabral, de Pedro Morrone, por ocasião dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A peça possui 5 metros em bronze, e seu pedestal em mármore mede 2 m x 1,80 m x 1,84 m.

Próximo ao parque também se encontra o Modelódromo do Ibirapuera que é o ponto de encontro oficial dos colecionadores, competidores, montadores e apreciadores de miniaturas de aviões, navios, helicópteros, carros e trens. 

Fontes do Parque do Ibirapuera Iluminadas

Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Bairro Moema - São Paulo - SP
O parque é um polígono formado pelas seguintes avenidas:

Avenida Vinte Tres de Maio
Avenida Quarto Centenário
Avenida República do Líbano
Avenida Pedro Álvares Cabral

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_do_Ibirapuera

Parque do Ibirapuera







  Sobre o EncontraMoema
Fale com EncontraMoema
Anuncie no EncontraMoema
Cadastre sua Empresa no EncontraMoema (grátis)



Termos EncontraMoema | Privacidade EncontraMoema


Bandeira da cidade de São Paulo