Assim como em sua estreia, no ano passado, o BMW Jazz Festival proporciona novamente ao público paulistano uma programação ao ar livre e de entrada franca. Nesta segunda edição, Maceo Parker (foto) e seus convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis, além de The Clayton Brothers Quintet foram os nomes escolhidos para subirem ao palco da plateia externa do Auditório Ibirapuera. Em 2011, Sharon Jones & The Dap Kings e Joshua Redman reuniram mais de 15 mil pessoas no gramado do local.
O show gratuito acontece no domingo (10 de junho), a partir das 17h, um dia após a apresentação das bandas no Via Funchal. A casa de espetáculos da Vila Olímpia recebe ainda, de 8 a 10 de junho, outras sete atrações de diversas linhas do jazz e suas vertentes, como parte da programação normal do evento.
O nome de Maceo Parker se confunde tanto com a história do funk americano, que é até difícil dizer se foi ele quem veio primeiro ou se foi o gênero. O saxofonista iniciou sua carreira em meados dos anos 60, quando foi convidado pelo papa do soul James Brown a integrar a sua banda, The JB’s, um dos encontros musicais mais memoráveis de todos os tempos. Em 2011, Parker chamou o saxofonista Pee Wee Ellis e o trombonista Fred Wesley, antigos companheiros no The JB’s e igualmente consagrados em suas carreiras independentes, para participarem de alguns de seus shows – uma reunião que não acontecia havia 20 anos. No Brasil, acompanhado de uma banda que inclui guitarra, baixo, bateria, teclado e vocais, o saxofonista convida novamente a dupla para reviver uma das seções de sopro mais celebradas da história da música.
Fundado em 1977 pelos irmãos John e Jeff Clayton, o quinteto The Clayton Brothers mostra canções de seus últimos dois discos, ambos indicados ao Grammy de Melhor Album de Jazz, Brother to Brother e The New Song and Dance.
Conduzido pela produtora e cineasta Monique Gardenberg, idealizadora também dos extintos Free Jazz e Tim Festival, o festival contou mais uma vez com a curadoria do jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedro Albuquerque.
Além de Parker e dos irmãos Clayton, o evento leva ao Via Funchal shows de Corea, Clarke & White; Charles Lloyd Quartet; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Ambrose Akinmusire Quintet; Nintey Miles; Darcy James Argue’s Secret Society; e Toninho Ferragutti, Bebê Kramer e convidados.
No Rio de Janeiro, o Teatro Oi Casa Grande também sediará três dias de evento, de 11 a 13 de junho, mas com seis atrações (Corea, Clarke & White; Maceo Parker e convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis; Charles Lloyd; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Nintey Miles; Darcy James Argue’s Secret Society).
Serviço
BMW Jazz Festival – Apresentação Ibirapuera – Entrada Franca
Quando: 10/06, domingo, a partir das 17h
Onde: Plateia externa do Auditório Ibirapuera – Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 – Parque Ibirapuera
Programação: The Clayton Brothers Quintet, Maceo Parker e convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis
Fonte: estadao.com.br
