O curador-chefe da Bienal de Artes de São Paulo, Luis Pérez-Oramas, anunciou na manhã desta quinta-feira (24), em encontro com a imprensa, detalhes do cronograma de trabalhos para a 30ª edição do evento.
A Bienal será realizada no segundo semestre de 2012, no Parque do Ibirapuera.
Segundo o venezuelano, até dezembro deste ano já estará definida a lista completa de artistas que participarão da mostra – antes disso, em outubro, deve haver uma prévia dos nomes escolhidos.
“Para esta edição, queremos trabalhar com três conceitos: fluidez, transparência e trabalho em conjunto”, diz Oramas. “Teremos encontros com galeristas e artistas nos próximos meses.”
Está programada para maio a definição da lista de obras, e para setembro a decisão sobre o desenho arquitetônico da exposição. Cerca de 40 pessoas trabalham na produção do evento, cujo orçamento não foi revelado.
Experiência no MoMA
Pérez-Oramas é curador de arte latino-americana do MoMA, em Nova York, e está em licença de suas funções no museu até o encerramento dos trabalhos na Bienal. Ele ressaltou a importância do cronograma num evento desse porte: o venezuelano costuma trabalhar ao longo de três ou quatro anos desenvolvendo o projeto de uma exposição.
Além do curador-chefe, mais três curadores participarão do projeto: André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva.
A 30ª Bienal de Artes terá menos artistas com obras expostas, uma decisão de Pérez-Orama. Ele também falou sobre o desejo de levar a exposição para fora do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, sem revelar detalhes sobre os lugares da cidade que poderiam recebê-la.
Fonte: G1