Fonte Multimídia do Ibirapuera recebe homenagem a vítimas de bombas atômicas

Por ocasião dos 67 anos do lançamento da bomba atômica em Hiroshima, São Paulo terá programação especial no dia 5 de agosto. A capital paulista realiza há vários anos uma cerimônia, nomeada em 2011 de Luzes da Paz – Tooro Nagashi. Em 2012, a Fonte Multimídia do Ibirapuera será uma das atrações.

A explosão da bomba atômica em Hiroshima aconteceu às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945, seguida três dias depois pela bomba em Nagasaki. Com o fuso horário, a data é celebrada no Brasil às 20h15 do dia 5, sincronizando o momento de silêncio dos eventos nos dois países.

Os telões de água da Fonte exibirão uma solenidade da cidade de Hiroshima, uma celebração budista em memória das vítimas do episódio. Logo após, o grupo de taikô (tambores tradicionais japoneses) da Associação Brasileira de Taikô (ABT) conduzirá o público ao deck em frente à Fonte.

No local, acontecerá o ritual tooro nagashi, cerimônia na qual se soltam lanternas feitas de bambu e folhas de seda no lago. Na tradição japonesa, acredita-se que as lanternas atravessam os planos de existência e guiam os espíritos para que não se percam em seu caminho.

Em seguida, será apresentada um espetáculo de projeção de imagens na cortina de água do lago, acompanhada de músicas como “Give Peace a Chance” e “Imagine”, de John Lennon, “Rosa de Hiroshima”, do Secos e Molhados e “We Are The World”, de Michael Jackson e Lionel Richie, entre outras.





O show de luzes e imagens da Fonte Multimídia acontecerá novamente por volta das 21h. Outras ações e atividades foram desenvolvidas, como aulas de Cultura da Paz a escolas estaduais.

A exposição fotográfica com mostra de documentários 1945 – O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki, no Salão Nobre do Bunkyo também fazem parte da celebração. A mostra é organizada pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil e pela Associação Nagasaki Kenjin do Brasil e conta com 25 fotografias e documentários sobre a paz e os perigos da radioatividade.

Serviço:

Luzes da Paz – Tooro Nagashi (Preservando a vida e harmonia entre os povos)
Data: 5 de agosto de 2012.
Horário: a partir das 19h.
Local: Parque do Ibirapuera.
End.: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.
Grátis.

1945 – O Atque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki
Data: de 27 de julho a 4 de agosto de 2012.
Horário: das 9h às 17h.
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.
End.: Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Guia da Liberdade.

Fonte: SPTuris





Deixe seu comentário