Moema: Museu Afro Brasil inaugura exposições no aniversário de São Paulo

Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a exposição “Iconografia paulistana” expõe um painel da trajetória da cidade através de cem obras doadas pelo diretor curador do Museu, Emanoel Araújo. São objetos históricos, fotografias, brinquedos e quadros que remetem à memória paulistana. Araújo considera como iconografia “tudo que foi produzido em São Paulo na indústria e na papelaria: os postais, os objetos gerados por empresas de laticínios, os artefatos e os cartazes da campanha de Júlio Prestes e da Revolução Constitucionalista de 32, produzidos de uma forma ampla, sobretudo nas décadas de 30, 40 e 50. É uma espécie de arqueologia urbana”, diz.

Na mesma data, acontece ainda a abertura da exposição “Retratos sem paredes”. A mostra reúne cerca de 60 retratos de negros, além de fotografias de Militão Augusto de Azevedo

(1837-1905), que já integram o acervo. “Esses quadros chegaram até os tempos atuais sem se saber quem são os personagens. Na exposição, uma exceção é o retrato de Theodoro Sampaio, feito por Presciliano Silva. Quase sempre são crianças e idosos e não são alusivos a personalidades. Com o tempo, ficaram fora de lugar”, conta o diretor-curador Emanoel Araujo.

As obras doadas ao Museu Afro Brasil são de pintores como Aldo Bonadei, Antônio Bandeira, Antonio Gomide, Benedito José Tobias, Celso Antônio, Eugênio Latour, Joaquim Tenreiro, Manoel Santiago, Oscar Pereira da Silva, Pedro Bruno, Pietro Campofiorito, Presciliano Silva, Quirino Campofiorito e Raphael Galvez, entre outros, todos eles expostos em “Retratos sem paredes”.





SERVIÇO

Exposições “Iconografia paulistana” e “Retratos sem paredes”

Abertura em 25 de janeiro de 2013, às 12h.

Em exposição até: 2 de junho de 2013

Entrada gratuita

Museu Afro Brasil

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

Parque do Ibirapuera – Portão 10

São Paulo / SP – Brasil – 04094 050

Fone: 55 11 3320 8900

Moema: Museu Afro Brasil inaugura exposições no aniversário de São Paulo
Avalie essa página




Deixe seu comentário