Nova ciclofaixa cria polêmica na região de Moema

Uma faixa exclusiva para bicicletas deve ser inaugurada em novembro na região de Moema, bairro nobre da zona sul de São Paulo. A nova faixa vai tomar o espaço dos carros e, por isso, comerciantes do bairro acreditam que vai atrapalhar o trânsito.

Onde houver tráfego de ônibus, a ciclofaixa ficará do lado contrário da via. Em outros trechos, a ciclofaixa ficará entre os carros parados na Zona Azul e a calçada. Especialistas são favoráveis à criação das faixas exclusivas. Mas apontam, assim como os comerciantes, para a possibilidade de haver mais acidentes.





De acordo com o texto, os carros que invadirem o espaço poderão ser multados. A CET não informou o valor da multa, mas disse que na primeira etapa haverá apenas orientação aos motoristas e ciclistas para, só depois, começar a aplicar multas.

A cidade já tem uma ciclofaixa em funcionamento aos domingos e feriados entre os parques Ibirapuera, do Povo, das Bicicletas e Villa-Lobos. No bairro de Moema, ela será fixa e funcionará 24 horas por dia. Nessa primeira etapa também haverá 6,5 km de ciclorrotas, onde há sinalização para o motorista dar preferência a ciclistas.

Fonte: Folha.com





Deixe seu comentário