Parque do Ibirapuera convida ciclistas para uma volta ao mundo diferente

Que tal dar uma volta virtual ao mundo e produzir energia limpa simultaneamente? É isso o que propõe o evento Volta ao Mundo, que faz parte da quarta edição do World Bike Tour São Paulo. O acontecimento que reúne esporte, lazer e sustentabilidade, usa o mote “pedale pelas mais belas capitais ou locais inóspitos do mundo sem sair do parque do Ibirapuera”, para proporcionar consciência ambiental de forma interativa em uma estrutura inusitada, montada desde o último sábado (8/1), no Parque do Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. A experiência alia diversão e compromisso ambiental.

Para tanto foi instalada estrutura com aproximadamente 450m², onde estão colocadas 12 bicicletas – sendo seis de aro 26, duas de aro 24, uma de aro 20, uma de aro 16, uma handbike para adulto e uma handbike infantil. Este aparato irá conduzir virtualmente todo o público pelos cerca de 42 mil quilômetros, o correspondente a uma volta ao mundo.



A tecnologia de geolocalização instalada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (Estga), da Universidade de Aveiro, em Portugal, parceiro tecnológico do World Bike Tour, irá permitir acompanhar o passeio pelo site.

Quem estiver pedalando irá experimentar muito mais que exercício físico e a sensação de viajar pelo mundo. Isso porque as bicicletas estarão acopladas a geradores elétricos, para produzir energia limpa.

Estes geradores de eletromagnetes simples em conjunto com quatro painéis fotovoltaicos e quatro torres eólicas irão suprir toda a demanda de consumo elétrico do próprio evento.

Ainda visando a sustentabilidade, para cada mil quilômetros percorridos, será plantada uma árvore na cidade de São Paulo.

Serviço

Volta ao Mundo
Data:
 até 24 de janeiro
Horário: das 9h às 19h
Local: Parque do Ibirapuera – Bairro Moema

Fonte: Prefeitura de São Paulo



Deixe seu comentário