Parque do Ibirapuera recebe os melhores enxadristas do mundo na final do 4º Grand Slam

Cada vez mais divulgada internacionalmente, São Paulo agora recebe os melhores enxadristas do mundo, que disputarão aqui a final do 4º Grand Slam de Xadrez, entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, no Parque Ibirapuera. O Grand Slam é o principal campeonato da modalidade e consiste num circuito de torneios internacionais realizado em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores do planeta.

O título de vencedor do principal campeonato mundial será disputado pelo norueguês Magnus Carlsen, pelo indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo), pelo armênio Levon Aronian, pelo ucraniano Vassily Ivanchuk, pelo norteamericano Hikaru Nakamura e pelo espanhol Paco Vallejo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 7, 12 e 28 do ranking mundial. A final do 4º Grand Slam de Xadrez na capital paulista é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da SPTuris e Xeque & Mate e apoio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Recreação, de Educação e do Verde e do Meio Ambiente. O evento é resultado da cooperação internacional firmada entre as prefeituras de São Paulo e de Bilbao no dia 8 de agosto.

A última etapa do campeonato é realizada no formato compartilhado: São Paulo sediará a primeira rodada e Bilbao receberá a segunda, de 5 a 11 de outubro. De acordo com as regras do Grand Slam, todos os enxadristas se enfrentam duas vezes, uma em cada cidade-sede.

Haverá o total de 15 partidas em cada país, sendo três por dia. Elas serão iniciadas no mesmo horário, a partir das 15h, e terão duração média de quatro horas. Todas serão disputadas em uma sala de vidro, que garante aos jogadores a concentração máxima para o desafio. As partidas serão transmitidas em tempo real pela internet.

Atividade para o público

Durante o torneio, o público terá a oportunidade de aprender a jogar xadrez, participar de simultâneas e ver os principais nomes do esporte no Brasil em ação, além de assistir a torneios de modalidades diversas. As aulas, gratuitas, de introdução ao xadrez serão realizadas diariamente, das 14h30 às 16h30, para até 20 pessoas. Para participar, será necessário apenas retirar uma senha no local uma hora antes. No dia 27, os participantes aprenderão o shogui, o xadrez japonês, com o mestre internacional James Mann de Toledo.

Nos dias 26, 27, 28 e 1º de outubro ocorrerão as simultâneas de xadrez. Nesse formato, um enxadrista joga contra até 30 pessoas ao mesmo tempo. Qualquer pessoa pode participar desde que tenha os conhecimentos básicos do esporte. Esta é também uma oportunidade para assistir ao vivo a atuação dos maiores nomes do xadrez nacional. As partida s serão com os grandes mestres internacionais Rafael Leitão e Gilberto Milos, que ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares do ranking nacional, e os mestres internacionais Jefferson Pelikian e James Mann de Toledo (20º na lista brasileira), que comandará um desafio misto, com metade dos tabuleiros da simultânea em shogui.

Crianças e jovens, de 8 a 14 anos, da rede pública de ensino e particular podem participar gratuitamente do Torneio Infantil no dia 1º de outubro, sábado, a partir das 10h. Os primeiros colocados de cada categoria, feminino e masculino, receberão prêmios.

Da programação fazem parte ainda diversas modalidades de campeonatos para jogadores cadastrados de todas as idades. No dia 25, a partir das 10h, haverá a Copa Senninha com crianças de 13 e 14 anos, que deverá reunir mais de 250 participantes. A Etapa 21 Minutos, que é o tempo de jogo de cada competidor, será realizada nos dias 26, 27 e 28. No Torneio Relâmpago, no dia 30 de setembro, às 18h, a duração das partidas será de até 10 minutos.

Ainda durante o evento, o público poderá assistir à atuação dos maiores nomes do xadrez nacional, que disputarão o IRT (26/9 a 1º/10), torneio válido para obtenção de norma de mestre internacional, o circuito paulista Master Series (29/9) e 21 Minutos Grandes Mestres (30/9), que terá, além de Leitão e Milos, as presenças de Alexander Fier (4º), Krikor Mekhitarian (9º), Everaldo Matsuura (10º) e Felipe El Debs (12º). Para inscrições, informações e programação completa, consultar grandslamdexadrez.com.br.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Parque do Ibirapuera recebe os melhores enxadristas do mundo na final do 4º Grand Slam
Avalie essa página





Deixe seu comentário