Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera realiza seu primeiro seminário

Entre os dias 4 e 6 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico, realiza o 1º Seminário do Pavilhão das Culturas Brasileiras. O novo espaço, que ocupa o antigo Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no Parque Ibirapuera, pretende legitimar, fortalecer e dar a conhecer as culturas do povo brasileiro e, ainda, visibilidade para coleções pertencentes à Prefeitura de São Paulo, como a resultante da Missão de Pesquisas Folclóricas empreendida em 1938 – idealizada pelo então secretário de Cultura Mário de Andrade – e a reunida por Rossini Tavares de Lima, na constituição do Museu do Folclore.

A concepção da nova instituição é apresentada com a exposição de lançamento Puras Misturas, aberta em 11 de abril de 2010. Sob a curadoria geral de Adélia Borges, também responsável pela coordenação da elaboração da proposta conceitual do Pavilhão, a mostra tem como intenção celebrar a diversidade e riqueza da cultura brasileira, além dos diálogos existentes e possíveis entre as culturas consideradas populares ou tradicionais e as chamadas culturas eruditas.

A realização do seminário pretende ser um momento para a apresentação e discussão pública da proposta conceitual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, além de contribuir para a difusão desta e de outras experiências de valorização das culturas do povo nos museus. O encontro propiciará ainda mesas temáticas, visitas monitoradas à exposição, o lançamento do livro Pavilhão das Culturas Brasileiras – Puras Misturas, organizado por Adélia Borges e Cristiana Barreto, e outros lançamentos editoriais.





O seminário concretiza a proposta da instituição em constituir-se num centro de referência para a construção e a difusão de conhecimento. Sua realização é, também, uma homenagem a Lélia Coelho Frota, antropóloga, poetisa e crítica de arte, que, dentre numerosas publicações, escreveu o Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro e exerceu funções como a direção do Instituto Nacional do Folclore e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Lélia foi fundamental colaboradora na concepção do projeto coordenado por Adélia Borges. A temática do seminário está centrada em pontos que também permearam o trabalho de Lélia Coelho Frota, ou seja, pensar o artista popular como sujeito de sua arte; refletir sobre preservação; diálogos entre tradicional e contemporâneo; fronteiras entre popular e erudito; o mercado e patrimônio; formas de convívio entre diferentes culturas. A programação completa do evento pode ser obtida no site www.cultura. prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

1º Seminário do Pavilhão das Culturas Brasileiras
Data: 4, 5 e 6 de novembro
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº (Portão 10), Vila Mariana
Telefone: 5083-0199

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário