Recuperação da Marquise do Parque do Ibirapuera entra na reta final

Neste sábado (27), representantes da Prefeitura de São Paulo vistoriaram as obras de recuperação da Marquise José Ermírio de Moraes, no Parque do Ibirapuera, Zona Sul de SP. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, desde a sua inauguração, em 1954, a marquise, considerada um símbolo do parque, nunca havia passado por uma reforma estrutural completa como esta. A estrutura, conforme cronograma da Secretaria de Infraestutura Urbana e Obras (Siurb), será entregue aos usuários do parque em dezembro.

A reforma consiste na readequação estrutural e impermeabilização de 26.000 m² de edificação. Contempla ainda a revisão das redes elétrica e hidráulica, troca do piso, pintura e nova iluminação com lâmpadas LED, que proporcionam economia energética, além de garantir uma vida útil longa, reduzindo a manutenção do sistema de iluminação. As luminárias, no entanto, serão iguais às utilizadas originalmente no projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.





Iniciada em abril de 2010, a obra, cujo valor será de R$ 14,6 milhões, mantém preservadas as características originais do edifício, tombado pelo patrimônio histórico. A recuperação da estrutura foi necessária devido à falta de manutenção preventiva ao longo dos anos e às sucessivas intervenções que comprometeram a marquise. Para ser ter ideia, várias camadas de concreto foram acrescentadas com a intenção de impermeabilizá-la, mas o resultado foi uma sobrecarga de peso na estrutura.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SMVA) e aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Compresp), com execução da Siurb.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário