Antonio Nóbrega homenageia o centenário de Luiz Gonzaga no Auditório Ibirapuera

O músico e dançarino Antonio Nóbrega homenageia o centenário de Luiz Gonzaga com o espetáculo musical LUA, que estreia no Auditório Ibirapuera.

Acompanhado por uma banda formada por seis músicos, Nóbrega explora o legado do rei do baião em releituras de músicas
instrumentais, canções pouco conhecidas e clássicos que marcaram a trajetória de “Seu Lua”, tais como “Que Nem Jiló” e “Asa Branca”. Todas as canções receberam novos arranjos, criados por Edmilson Capelupi, Edson Alves (ambos integrantes da banda que o acompanha), José A. Sobrinho e Marcos César.

O espetáculo marca o retorno de Nóbrega para a área musical, depois de seis anos dedicados à dança, que também se faz presente na abertura de LUA, quando tomam o palco 12 dançarinos da Antonio Nóbrega Cia de Dança, fundada neste ano e formada, em sua maioria, por crianças e jovens da periferia de São Paulo.

A concepção e criação cenográfica são do artista plástico pernambucano Dantas Suassuna, que traduz o imaginário das músicas de Gonzaga – sertão, cidade, religiosidade, fauna, flora etc. – em desenhos, pinturas, projeções e grafismos, criando uma multifacetada ambientação cênica.





O trabalho dá continuidade ao projeto artístico de Nóbrega, que busca ampliar e aprofundar uma ideia de Brasil. Desta vez, a identidade explorada é a que reflete a obra de Luiz Gonzaga ? compositor e intérprete nordestino, desbravador e divulgador de ritmos e gêneros musicais populares (como xote, xaxado e, sobretudo, baião) e, principalmente, um dos fundadores da música brasileira. Ao lado de artistas como Dorival Caymmi, Noel Rosa e Pixinguinha, Gonzagão plantou e lançou para o futuro as bases da música brasileira contemporânea.

Antonio Nóbrega

Data: 3, 4 e 5 de agosto de 2012
Horário: Sexta e Sábado, 21h; Domingo, 11h e 19h.
Local: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera – Guia de Moema
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Moema
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Telefone: (11) 3629-1075

Fonte: Auditório Ibirapuera





Deixe seu comentário