Ciclofaixa de Natal Paulista/Parque do Ibirapuera volta a funcionar na noite deste sábado

Por conta da ativação da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista e sua interligação ao Parque do Ibirapuera no período noturno no próximo dia 22 de dezembro (das 22h de sábado às 16h de domingo),  a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) seguirá com um esquema operacional de trânsito para garantir a segurança dos ciclistas, pedestres e motoristas e manter a fluidez do trânsito.

Além de servir como mais uma opção de lazer aos ciclistas, a ação vai permitir que os usuários de bicicletas possam visitar os enfeites natalinos da Paulista e da região do Parque do Ibirapuera.

A ativação da ciclofaixa de lazer é um estímulo para que os moradores de São Paulo deixem seus carros em casa para conferir a decoração de Natal pedalando.

A fim de reforçar a visualização da ciclofaixa à noite, cones com dispositivos luminosos serão utilizados na demarcação do percurso cicloviário, desde a Avenida Bernardino de Campos até o Portão 8 do Parque Ibirapuera. Ao todo 250 cones iluminados serão usados na operação da Ciclofaixa de Natal noturna, sobretudo nos locais mais escuros do trajeto e em pontos de curvas, onde for necessário, por medida de segurança. Ainda com esse propósito, as bandeiras “PARE” seguradas pelos orientadores ao longo da ciclofaixa terão nas hastes bastões luminosos adaptados. O patrocínio é do Grupo Bradesco Seguros.

Com a ativação do percurso cicloviário, que possui 24,2 quilômetros de extensão, serão adotadas as mesmas medidas operacionais de engenharia de tráfego implantadas durante a ativação da Ciclofaixa aos domingos e feriados nacionais:

Ciclofaixa de Lazer Paulista

Possui 6,6 km de extensão (3,3 km em cada sentido), ligando a Rua da Consolação  à Rua Vergueiro, passando pela Praça Osvaldo Cruz e Avenida Bernardino de Campos, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.

Para a ativação desse trecho, são necessárias as seguintes alterações no sistema viário:

– Utilização da faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos da Avenida, exclusivamente para o tráfego de bicicletas;

– Bloqueio da Rua Haddock Lobo, entre a Rua Luís Coelho e a Avenida Paulista, ficando liberado apenas o acesso local;

– Bloqueio do retorno existente na Avenida Paulista junto à Rua Bela Cintra.

Além dessas medidas, estará ativada a sinalização semafórica específica para o ciclista no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Haddock Lobo, com programação semafórica diferenciada, alternando o direito de passagem entre veículos motorizados e bicicletas. A medida visa garantir total segurança à circulação das bicicletas, evitando o entrelaçamento com o fluxo de veículos motorizados no trecho junto ao acesso do Túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo/Rebouças.





Por esta programação semafórica, os ciclistas deverão parar e aguardar junto ao semáforo enquanto os veículos prosseguem em frente normalmente. Na fase seguinte, será a vez dos veículos ficarem retidos pelo semáforo e os ciclistas seguirem em frente.  Portanto, esta situação exigirá maior atenção tanto dos ciclistas como dos motoristas, visto ser exceção quando comparado com os demais cruzamentos da via.

Os veículos que se utilizam da Rua Haddock Lobo, no trecho bloqueado, deverão seguir:

– Sentido Rua da Consolação: Rua Luís Coelho, Rua Augusta (sentido Bairro) e  Avenida Paulista (sentido Consolação);

– Sentido Jardins: Rua Luís Coelho e Rua Augusta (sentido Bairro);

– Sentido Paraíso: Rua Luís Coelho, Rua Augusta (sentido Centro), Rua Peixoto Gomide e Avenida Paulista (sentido Paraíso).

Ciclofaixa de Lazer Paulista/Parque do Ibirapuera

A interligação da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista à Ciclofaixa das zonas Oeste/Sul, chegando à região do Parque do Ibirapuera, possui 19,2 km de extensão, com um percurso que passa pela Rua Vergueiro, Avenida Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Avenida Jabaquara, Avenida Indianópolis, Avenida República do Líbano até o portão 8 do Parque do Ibirapuera.

O itinerário ilustrado acima compreende os 19,2 km. O detalhamento das ruas:

– Rua Vergueiro – desde a Rua Corrêa Dias até a Av. Prof. Noé de Azevedo. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho, exceto entre Rua Machado de Assis e Rua Baltazar Lisboa, onde ocupa as duas faixas junto ao canteiro central da pista Centro/Bairro (com desativação da motofaixa);

– Avenida Noé de Azevedo – desde a Rua Baltazar Lisboa até a Rua Domingos de Morais. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho (com desativação da motofaixa);

– Rua Domingos de Morais – desde a Avenida Prof. Noé de Azevedo até a Avenida Jabaquara. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho, exceto no cruzamento entre Rua Sena Madureira e Rua Monsenhor Manuel Vicente e no trecho entre Av. Indianópolis e Av. Itacira, onde ocupa as duas faixas junto ao canteiro central da pista Bairro/Centro;

– Avenida Jabaquara – desde a Rua Domingos de Morais e a Avenida Indianópolis;

– Avenida Indianópolis – desde a Avenida Jabaquara até a Avenida Ibirapuera. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho;

– Avenida República do Líbano – entre a Av. Ibirapuera e o Portão 08 do Parque Ibirapuera (junto à Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade).

O funcionamento de todo o percurso é acompanhado por monitores de travessia contratados pelo Grupo Bradesco Seguros, supervisores de campo e agentes de trânsito da CET.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário