Detran descentraliza serviços mas ainda atende no Ibirapuera

O Governo do Estado de São Paulo deu início a um processo de descentralização de atendimento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A cidade de São Paulo passará a contar com novos pontos de atendimento, totalmente informatizados e adaptados para atendimento ao público.

Além disso, 1.733 funcionários serão contratados, por intermédio de concurso público já realizado, e passarão a reforçar a oferta de serviços no Detran (Capital) e nas Ciretrans (Interior). A posse dos novos funcionários será no final deste mês.

Três novas unidades já estão à disposição da população no centro da capital: o Detran Centro, na Avenida do Estado (próximo à estação Armênia do Metrô), e os postos Detran Sede, nas ruas Boa Vista e João Brícola (prédios que agregam a sede administrativa do órgão). Até o fim deste ano, devem ser entregues unidades na Zona Sul e na Zona Leste. Os projetos do Detran Norte e Oeste serão os próximos passos.

Em cada uma das três unidades já instaladas haverá um tipo de atendimento. Alguns serviços serão mantidos ao lado da atual sede, ao lado do Parque do Ibirapuera, até dezembro deste ano. Após a conclusão das obras, que ficará sob administração da Secretaria da Cultura, o prédio receberá o Museu de Arte Contemporânea.

Além de descentralizar o atendimento, as novas unidades do Detran trarão mudanças tecnológicas. Foram adquiridos 1.083 computadores de última geração e cerca de 440 impressoras. Estes equipamentos tornarão mais ágeis os serviços de atendimento, como a impressão de documentação e a execução de procedimentos administrativos para emissão de Carteira Nacional de Habilitação e de documentos de veículos.

“Nossa perspectiva é que o tempo de demanda para a emissão de um documento diminua pela metade”, ressaltou o assistente da diretoria do Detran, Gilson Cezar Pereira da Silva.





Uma central de atendimento telefônico também estará à disposição da população. Pelo número 0800-7723633, será possível buscar orientações antes de sair de casa, saber exatamente o local e o horário em que um serviço é oferecido.

Na unidade Centro, serão instalados tótens, nos quais o usuário poderá ter acesso aos serviços, obtendo informações de onde se dirigir para resolver problemas e ter acesso a serviços.

Todo o cabeamento do Detran foi alterado e possui certificação para maior confiabilidade no sistema e oferta contínua dos serviços, sem interrupção, tanto na sede do órgão de trânsito como em seus postos avançados. Com tecnologia de telefonia IP, o Detran fará a convergência de voz e dados em uma só infra-estrutura, reduzindo os custos operacionais e facilitando a expansão e interligação futura com as Ciretran.

Equipamentos

Para coibir fraudes na identificação e correta qualificação dos candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação, o Detran instituiu o sistema de pré-cadastro de habilitação, no qual as auto-escolas agendam o comparecimento do candidato ao órgão de trânsito. Nessa ocasião, ele preenche um requerimento, apresenta fotografia e cópias de seus documentos. Os dados são conferidos por funcionários, inscritos em livro de controle e lançados no sistema.

A partir do momento em que os dados do candidato são lançados no sistema, além da captura de sua imagem fotográfica, ele passa por um processo de identificação por meio de impressões digitais. Essas imagens ficam armazenadas em banco de dados e servem para a identificação do aluno em todas as demais etapas do processo de formação de condutores. A partir de 2010, este processo será estendido para todo o Estado.





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