Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães

Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera conta com aproximadamente 100 mil m² de área, é um dos maiores e mais equipados complexos desportivos da América Latina.

Possui alojamento par 340 pessoas, três auditórios para 300 pessoas, salas de condicionamento físico e arco e flecha, uma pequena pista de corrida, três quadras oficiais de tênis e duas quadras poliesportivas descobertas.

O conjunto agrega uma estrutura que compreende o Ginásio Geraldo José de Almeida (mais conhecido como Ginásio do Ibirapuera), o Estádio Ícaro de Castro Mello (mais conhecido como Estádio do Ibirapuera), o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.

O conjunto recebe o nome de um dos mais respeitados homens do esporte nacional: Constâncio Vaz Guimarães, advogado e procurador fiscal que dedicou 46 anos de vida ao esporte.

No local funciona ainda o programa olímpico Projeto Centro de Excelência, que desde sua criação em 1984 atende atletas oriundos de todo Estado em regime de internato e atendimento integral, nas modalidades de judô, atletismo, natação e voleibol.

Constâncio Vaz Guimarães

Nascido em Santos, Constâncio Vaz Guimarães fez faculdade na capital paulista onde passou a treinar no tradicional Clube Atlético Paulistano e acumulou respeitáveis resultados em competições atléticas e natação. Condição que acabou por levá-lo à Berlim em 1936, chefiando nossa delegação olímpica.

Voltando à Santos em 1939, participa da fundação do Boqueirão Praia Clube, sendo eleito  logo depois presidente da Liga Santista de Voleibol. Passando a disputar os Jogos Abertos do Interior como atleta, conquista com louvor a função de dirigente da Comissão Central de Esportes, cargo para o qual foi nomeado em 1941.

O reconhecimento pela experiência acumulada no esporte de base acabou por levá-lo a presidência da Federação Paulista de Atletismo, no período de 1947 a 1948.

A notícia de seu falecimento em São Paulo, no dia primeiro de abril de 1961, causou grande repercussão por todo o Brasil. O Governo do Estado, em justa homenagem, deu seu nome ao maior conjunto poliesportivo da Capital, em construção no Ibirapuera.


Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1361 - Bairro Moema - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3887-3500



  Sobre o EncontraMoema
Fale com EncontraMoema
Anuncie no EncontraMoema
Cadastre sua Empresa no EncontraMoema (grátis)



Termos EncontraMoema | Privacidade EncontraMoema


Bandeira da cidade de São Paulo