Igreja Nossa Senhora Aparecida

Igreja Nossa Senhora Aparecida em MoemaOs padres salvatorianos, com a ajuda da família Loureiro, iniciaram a construção de uma pequena igreja, em 1933. Com o rápido crescimento de adeptos, no mesmo ano foi realizada a ampliação da construção atual, que demorou quatro anos para ser erguida. A Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Moema, foi a primeira de São Paulo a homenagear a padroeira do Brasil.

Mesmo com o nome escolhido, não havia uma imagem para ser exposta no altar. Certa noite, Antonieta Loureiro teve um sonho: uma amiga doaria uma réplica da santa. Dois dias depois, ela recebeu a visita de Constança Marcondes de Almeida. Ela contou que para cumprir uma promessa foi à Aparecida do Norte e comprou uma imagem para ser colocada na Igreja de Santa Cecília, que não possuía o altar da santa brasileira. Mas o pároco da época não quis aceitar a oferenda e cedeu a uma família piedosa. Após resgatar a réplica, ela permaneceu na casa da família Loureiro.

Antes mesmo de a imagem ser colocada no altar, ela fez parte de uma das maiores procissões de São Paulo. Em 1932, a capital paulista era palco de um conflito político: Revolução Constitucionalista. A luta pela democracia custou muitas vidas e muito sofrimento. Após dois meses, ainda com o quadro desfavorável, o arcebispo D. Duarte convocou uma grandiosa manifestação pela paz. A imagem doada por Constança percorreu algumas ruas da cidade até permanecer no altar-mor da Igreja de Moema.

Igreja Nossa Senhora AparecidaHoje a Igreja Nossa Senhora Aparecida dispõe de amplas instalações para atender suas demandas pastorais e assistência social. AIgreja Nossa Senhora Aparecida possui um sistema de som de última geração, com circuito interno de TV, 500 cadeiras de cor marfim, com acentos de couro, oferecendo conforto aos fiéis que participam das diferentes celebrações.

A arquitetura da Igreja Nossa Senhora Aparecida é de estilo Romano, com belos vitrais e afrescos pintados pelo pintor italiano Bruno di [Justi] Giusti. São 25 afrescos artisticamente distribuídos pelo corpo do templo.

As celebrações são presididas pelos sacerdotes, auxiliados pelos ministros da eucaristia, comentaristas, leitores, músicos, cantores, grupos de acolhida e a participação ativa dos fiéis.

Na parte de atendimento dos diversos serviços trabalham mais de 300 pessoas como voluntárias na prestação de assistência social aos menores de rua, na alfabetização de adultos, no atendimento de famílias carentes, na pastoral dos deficientes auditivos e visuais e nas demais pastorais.

 
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Praça Nossa Senhora Aparecida - Bairro: Moema
(11) 5052-4919

 

 

Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/detail.asp?id=4&cd_place=15543


  Sobre o EncontraMoema
Fale com EncontraMoema
Anuncie no EncontraMoema
Cadastre sua Empresa no EncontraMoema (grátis)


Termos EncontraMoema | Privacidade EncontraMoema


Bandeira da cidade de São Paulo