Museu de Arte Moderna MAM

Logo do Museu de Arte ModernaO Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, e é um dos mais importantes museus da América Latina.

MA foi fundado em 1948, por iniciativa do empresário Francisco Matarazzo, e sua criação foi inspirada no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, sendo concomitante ao surgimento do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).

A fundação do MAM coincide com um período importante de institucionalização do meio artístico brasileiro, também pontuado pelo surgimento do Museu de Arte de São Paulo (MASP), da companhia cinematográfica Vera Cruz, do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e pela fundação da Cinemateca Brasileira.

Fazem parte de sua coleção mais de 5 mil obras, reunindo mais de mil artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea brasileira.

Museu da Arte Moderna de São PauloO MAM mantém uma programação anual de grandes exposições e promove  cada dois anos o Panorama da Arte Brasileira, uma das mais importantes e mais tradicionais exposições periódicas realizadas no Brasil.

O Museu de Arte Moderna tem ainda uma intensa programação de atividades culturais e educativas, com a realização de cursos, oficinas e visitas monitoradas. A missão de difundir a arte e a cultura é apoiada pela Biblioteca do MAM, que disponibiliza mais de 65 mil títulos e documentos para especialistas e para o grande público, e pelo setor de publicações, com a edição de catálogos, obras específicas e da revista trimestral Moderno.
O setor educativo do MAM atende alunos da rede pública e privada, além de criar e difundir projetos educativos e culturais para portadores de necessidades especiais.

O edifício do MAM foi reformado por Lina Bo Bardi, em 1969, para abrigar a sede do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Fazem parte das instalações do MAM duas galerias de exposição, ateliês, biblioteca e um auditório para duzentas pessoas, além de um restaurante e de uma loja do museu, com objetos de design e produtos com a grife do MAM.
Aranha Gigante Exposta no MAMA área expositiva, o restaurante e os espaços internos estão integrados visualmente à vegetação do parque do Ibirapuera e ao Jardim de Esculturas, que abriga obras do acervo do MAM numa área de 6 mil metros quadrados.

O MAM está localizado no Parque do Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, entre o Pavilhão da Bienal (Pavilhão Ciccillo Matarazzo) e a Oca, num conjunto projetado por Oscar Niemeyer, em 1954.

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Dentro do Parque do Ibirapuera
Bairro Moema - São Paulo - SP
Site: www.mam.org.br

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_Moderna_de_S%C3%A3o_Paulo





  Sobre o EncontraMoema
Fale com EncontraMoema
Anuncie no EncontraMoema
Cadastre sua Empresa no EncontraMoema (grátis)



Termos EncontraMoema | Privacidade EncontraMoema


Bandeira da cidade de São Paulo