A OCAM, Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realiza concerto neste domingo (21), no Auditório Ibirapuera, com entrada franca. O repertório traz obras de W. A. Mozart (1756-1791), Darius Milhaud (1892-1974) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Nesta apresentação conta com a presença de Dilson Florêncio, um dos grandes saxofonistas brasileiros na área erudita que, com esse concerto, comemora sua qüinquagésima apresentação como solista de orquestra. Na regência, os maestros Gil Jardim e André Bachur.
O ano de 2012 tem sido de muitas atividades para os jovens músicos da OCAM. De março até o momento tiveram a oportunidade de tocar repertório diversificado e com participação de músicos brasileiros e estrangeiros como os violonistas do Duo Assad, o gaitista italiano Gianluca Littera e o violinista norte-americano Tim Fain.
O saxofonista Dilson Florêncio vem ao longo de sua vitoriosa carreira batalhando pela divulgação do saxofone erudito. Sua vida é uma lista de conquistas. Aos 25 anos, tornou-se o primeiro e único sul-americano a obter o 1º Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Antes disso, aos 21, foi o primeiro brasileiro diplomado em saxofone pela Universidade de Brasília, em 1983.
Durante sua permanência em Paris (1983-1987), estudou com o grande mestre francês Daniel Deffayet. Também atuou como professor convidado em diversas instituições entre elas os Conservatoires des 9ème, 12ème e 17ème Arrondissements de Paris, além de ter obtido Primeiro Prêmio nos dois Concursos Regionais que participou, o 1er Prix Supérieur e Prix d’Exellence.
Mudanças é o que não faltaram na vida de Dilson. Ele nasceu na cidade de Recife mas após o nascimento foi morar em Maceió, onde viveu até os oito anos, quando a família transferiou-se para Brasília. Quando voltou de Paris foi professor da Universidade de Brasília (1987/89) e posteriormente da Universidade Federal de Minas Gerais (1990/2011), na qual ingressou como o primeiro professor universitário no Brasil dedicado exclusivamente ao saxofone. Atualmente leciona na Universidade Federal da Paraíba. Já atuou em diversas orquestras no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Espanha e Canadá, sob a regência de maestros como Isaac Karabtchevsky, David Mackenzie, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Osman Giuseppe Goia, Carlos Veiga, Roberto Minczuc, Per Brevig e Silvio Barbato.
OCAM – Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP
Data: 21 de outubro de 2012
Horário: Domingo, 11h.
Local: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Moema
Ingressos: GRATUITO. Plateia externa do Auditório Ibirapuera
Telefone: (11) 3629-1075
Fonte: Auditório Ibirapuera
